Qual a diferença entre senador, deputado federal e estadual?

Senador, deputado estadual e federal. Todos são cargos públicos, representantes do povo e eleitos por voto direto. As eleições para tais cargos acontecem a quatro anos e eles podem fazer muito pela população. Saiba a diferença entre eles e a função de cada um a seguir.

O que faz um deputado estadual?

O deputado estadual é um político eleito pelo povo para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de seu Estado. Ele trabalhar pelo estado como um todo e continua residindo na mesma região a qual foi eleito. Para trabalhos nesta área não é necessário ir até Brasília.

A sua principal função é fiscalizar o trabalho do governador. Um governador do Estado não pode ter ideias e lançar leis ou projetos. Ele precisa da aprovação por meio de voto da maioria dos deputados para ir adiante em sua proposta, no direcionamento de verbas e outras atividades. 

Todo deputado estadual também pode lançar projetos. Pode pedir a votação da maioria da Assembleia e assim conseguir executar um projeto. Podem ser projetos para melhorar uma comunidade ou uma área básica de prestação de serviços como saúde, educação, transporte, urbanismo, dentre outras.

Deputado estadual em nível local é um dos Cargos disputados nas eleições mais concorridos porque há mais chance de ser eleito.

O que faz um deputado federal?

Enquanto um deputado estadual continua trabalhando no seu estado e morando por lá, o deputado federal precisa se mudar ou viajar constantemente para Brasília. Isso porque a sua função é exercida ocupando uma cadeira no Congresso Nacional que fica localizado na capital federativa do Brasil.

O deputado federal trabalha tanto sugerindo projetos para votação como votando em projetos e mudanças de leis no Congresso em âmbito nacional. Ele deixa de representar o seu estado para cuidar dos interesses da população de todo o país.

Também se agrega à função de um deputado estadual fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo do Governo Federal.  Ele deve fazer cumprir as leis ou levar para votação os casos considerados errados.

Qual a função de um senador?

O senador trabalha no Senado Federal, uma das três casas do Poder Legislativo no Brasil.  Assim como o deputado federal ele trabalha em Brasília, podendo ter residência permanente ou viajar apenas para trabalhar.

Como senador o ocupante do cargo político do trabalho também aprovará leis ou mudanças na legislação e projetos. Mas ele só chegam até o Senado depois de serem votados na Câmara dos Deputados e obtiverem a maioria. Como o Brasil é formado por três poderes, dois precisam a provar para um projeto e adiante e parar na mesa do Presidente da República para a sua assinatura.

Além de votar projetos que já passaram pelo congresso os senadores podem ser convocados para analisar projetos situações extras e especiais. São o caso das comissões especiais formadas apenas por senadores para avaliar situações é o caso em específico para uma votação. A Comissão de Ética, por exemplo, é formada apenas por senadores.

This entry was posted in Blogging. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.