Qual a diferença entre SISUTEC e PRONATEC?

Interessados em tentar uma nova carreira devem se inteirar mais entre Sisutec e Pronatec. As duas siglas até rimam mas são possuem nenhuma ligação que não seja serem ambos projetos do Governo Federal. É preciso entender mais sobre o seu significado para saber de qual programa você precisa e como concorrer a vagas. Saiba mais a seguir.

Entenda mais sobre o Sisutec

Sisutec é uma pequena palavra para Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. A sigla se refere ao modelo mais recente de inscrição dos concluintes do ensino médio nas universidades e faculdades públicas de todo o país. 

Muitos de nossos leitores conhece o formato antigo de seleção para as universidades públicas: o vestibular. O aluno faria a sua inscrição na instituição a qual desejava estudar, faria a prova e se aprovado seria convocado. Querendo vagas em outras cidades ele faria todas as provas ao mesmo tempo. 

Este sistema causava alguns problemas como o mesmo aluno sendo aprovado em duas universidades e abrindo oportunidade apenas no remanejamento. Os estudantes também precisavam viajar se quisessem concorrer em vagas em outros estados. 

Com o Sisutec todo o processo de seleção para uma universidade pública é digital. O aluno se inscreve no sistema gratuitamente usando a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com uma nota na redação ENEM diferente de zero. O vestibular foi trocado pela prova do Enem. Pode optar por dois cursos e se classifica ou não dentro das vagas de acordo com a nota do Enem e a concorrência.

E o que seria Pronatec?

O Pronatec é um dos nomes muito comentados quando se trata de ensino público. Quando um jovem ou adulto maior de 18 anos não consegue uma vaga em graduação ele pode tentar os cursos técnicos. A formação garante uma profissionalização do estudante e ele já sai pronto para o mercado de trabalho em um período máximo de dois anos. 

Os cursos do Pronatec fazem parte de um projeto do Governo Federal para oferecer formação profissional para quem não pode bancar os estudos. São cursos ofertados em escolas referência em todo o Brasil e custeados pelo Governo Federal. 

As vagas do Pronatec são para jovens que concluíram o ensino médio e adultos fora do mercado de trabalho, não necessariamente é preciso ter feito a prova do ENEM

Como se inscrever no Sisutec ou Pronatec?

Inscrições no Sisutec e Pronatec acontecem em períodos diferenciados. O sistema do Sisutec abre vagas duas as vezes ao ano para se inscrever, em junho e janeiro. Os alunos devem se cadastrar gratuitamente e permitir a consulta à nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Dentre os cursos ele pode escolher dois em ordem de prioridade. Tendo nota para o primeiro curso a segunda opção será descartada. 

Já para os cursos do Pronatec  os estudantes devem visitar as escolas parcerias que oferecem os cursos para realizar a inscrição gratuita. Os cursos possuem inscrições o ano todo e de acordo com a procura. Mais salas de aula são abertas ao longo dos meses, por isso é preciso ficar antenado para se inscrever.

 

This entry was posted in Blogging. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.